Ensino a distância e tecnologias educacionais
430 (5,0)Descrição
Pós graduação em Ensino a distância e tecnologias educacionais
Pós Digital (100% EaD).
Para quem é o curso
A Pós em Ensino a distância e tecnologias educacionais é um curso desenvolvido para profissionais da área da educação que querem dominar as tecnologias para aplicar um ensino EAD com qualidade e excelência, resultando em um aprendizado altamente eficaz.
Esse curso é ideal para pedagogos, educadores, comunicadores e todos aqueles com diploma de ensino superior que desejam desenvolver habilidades voltadas à educação a distância, como: uso do computador, ambientes virtuais de aprendizagem, arquitetura pedagógica EAD, projetos de ensino, ferramentas de comunicação e gerenciamento, avaliação EAD, desafios e inovação da EAD.
Pré-requisito: graduação em qualquer área.
Habilidades e atuação no mercado de trabalho
Para profissionais da área da educação, algumas habilidades como o uso de ferramentas tecnológicas é indispensável para alcançar uma carreira de sucesso, assim como manter-se atualizado com a tecnologia.
A utilização das melhores técnicas para educação em ambientes virtuais, deixou de ser um aprimoramento profissional e tornou-se parte essencial dos conhecimentos necessários para atuar nessa área.
A área de trabalho desse profissional no mercado de trabalho é ampla. Podendo trabalhar em todos os lugares que exigem serviços educacionais, como escolas, palestras e cursos.
Objetivo do curso
A Pós Kultivi oferece capacitação para profissionais com ênfase no crescimento da carreira. Isso inclui transformar suas habilidades e expandir seus conhecimentos para um alto desempenho. Com aplicações práticas e preparação de qualidade para o mercado de trabalho.
Na Pós em Ensino a distância e tecnologias educacionais, o profissional terá as habilidades necessárias para ser um líder de sucesso na sua área. também será capaz de trabalhar bem com outras pessoas e ter a capacidade natural de motivá-las.
Emissão de diploma reconhecido pelo MEC, na forma da regulação federal, através de Instituição de Ensino Superior parceira - Faesla.
Programa curricular
- [Apresentação] Pós-graduação
- Ética e Cidadania 60h
- Produção Discursiva: oralidade e escrita no Ensino Superior 60h
-
- Comunicação Linguagem e leitura
- Elementos básicos do processo de comunicação
- Produção textual e expressão oral
- Texto e textualidade: coesão e coerência
- Mecanismos de coesão e coerência textual
- Comunicação Escrita
- Gêneros textuais e discursivos
- Gêneros discursivos escritos da esfera acadêmica
- Comunicação Oral
- Comunicação assertiva e interpessoal
- Gêneros discursivos orais da esfera acadêmica
- Novas perspectivas metodológicas em comunicação
- Laboratório de Carreiras 80h
-
- O Significado do Trabalho
- Conceito de carreira
- Técnicas para o planejamento de carreira
- Desenvolvimento de Habilidades necessárias para a carreira
- Comunicação assertiva e interpessoal
- Capacidade de gerenciamento do tempo
- Habilidades de trabalho em equipe
- Habilidades para o exercício da liderança
- Estágios e outras experiências práticas para apoiar a carreira
- Programa de Orientação para a Aposentadoria
- Processo de Coaching
- Projeto de implementação do coaching
- Modalidades de Coaching
- Técnicas e Metodologias de Coaching
- Coaching no Contexto da Liderança
- Consultoria, mentoria e outras tendências
- Educação Digital 60h
-
- Educação Digital 4.0 e 5.0
- Educação a Distância: bases conceituais e evolução histórica
- A Interatividade no Ciberespaço: o conhecimento compartilhado
- A Educação online: limites e possibilidades
- Novas Exigências Educacionais e Profissão Docente
- Educação contemporânea
- Cultura Digital e Educação
- Novos ambientes de aprendizagem e comunicação docente
- Revolução do ensino fora do contexto escolar
- Didática 60h
-
- A didática e a sua contextualização histórica na arte de ensinar
- Teorias pedagógicas: um estudo sobre inatismo, empirismo e interacionismo
- Ensino e aprendizagem: dois processos básicos da didática
- O Cotidiano Escolar e suas práticas pedagógicas
- A didática em espaços não escolares
- A importância da didática na formação do professor
- As relações entre professor/aluno no processo de ensino e aprendizagem
- Conteúdo: um elemento da didática
- Metodologia: diferentes opções didáticas
- Avaliação
- Projeto Político Pedagógico da Escola
- Planejamento educacional
- Currículo Escolar e Planejamento Educacional
- Didática: uma prática organizada
- Psicologia da Educação 60h
-
- Psicologia Educacional
- Pesquisas em Psicologia Educacional
- Concepção do desenvolvimento humano
- Desenvolvimento Cognitivo
- O papel da linguagem no desenvolvimento e na aprendizagem
- Principais Contextos Sociais que Influenciam o desenvolvimento socioemocional das crianças e adolescentes
- Variações individuais: estilos de aprendizagem, personalidade e temperamento
- Determinação e Formas de Avaliar a Inteligência
- Abordagens Sociocognitivas de Aprendizagem
- A psicologia da educação e seus elementos essenciais
- A condição da ciência psicológica como fundamento da Educação
- Diversidade sociocultural
- Introdução a Educação a Distância 60h
-
- Conceitos e evolução histórica da educação a distância
- A Evolução tecnológica e a Educação a Distância no Brasil
- Legislação, Diretrizes e Políticas Públicas para a EaD
- Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)
- Perfil e Atribuições do Professor, do Tutor e do Aluno na Educação a Distância
- Metodologia Ativa
- Arquitetura Pedagógica na EaD
- Ferramentas de Comunicação e Gerenciamento
- A contribuição das tecnologias da Web 3D para a Educação a distância
- Avaliação em Educação a Distância
- Aprendizagem colaborativa na Educação a Distância com o uso das tecnologias da Web
- Uso de Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) na Educação a Distância
- Desafios da Educação a Distância
- Tecnologias educacionais 60h
-
- Ensino e Aprendizagem Inovadoras com Tecnologias Audiovisuais e Telemáticas
- Inovação e Tecnologia
- Projetos de Ensino: Tema Gerador, Estudo do Meio, Cinema/Teatro/Outras Atividades Culturais
- Tecnologia na sala de aula
- Abordagens para o uso do computador na educação
- Software Educacional
- Internet: colaboração e autoria
- Tecnologia Assistiva
- Tecnologia e Educação Inclusiva
- O uso da tecnologia na gestão de documentos e registros escolares
- Metodologias Ativas 60h
-
- Apresentação Metodologias Ativas
- Conceitos e Estratégias dos processos de ensino e de aprendizagem: alguns aspectos para reflexão
- Aprendizagens colaborativa e cooperativa
- Blended learning — educação híbrida e sala de aula invertida
- Rotação por estações e dramatização
- GV - Grupo de verbalização e GO - Grupo de observação
- Storyboard/storytelling
- Brainwriting/Brainstorm
- Peer instruction
- Aprendizagem baseada em projetos e em problemas
- Design thinking
- Ação em aulas expositivas
- One minute thesis
- Think pair share (TPS)
- Mapa de dores e ganhos e mapa de valor
- A aplicação de metodologias para aprendizagem ativa com recursos tecnológicos
- Conclusão
Avaliações
-
1
-
Maria Eduarda Castro Cardoso
1
-
Keila Renata De Lima Machado Magalhães
1
-
Rafaela Cruz Dias
Conteúdo claro e muito bem organizado
Fórum
-
Este Curso não possui nenhum tópico ainda.